Olá Pessoal!
Já tínhamos publicado essa receita por vídeo, mas faltou registrar aqui! Esse pudim além de fácil é uma releitura do clássico pudim de leite. O que fizemos foi acrescentar a semente de Cumarú.
Pra quem não sabe, essa semente é originária da Amazônia e se assemelha à Baunilha. É utilizada em doces, e perfumaria (de cachaça e etc.). Você pode encontrá-la em qualquer lugar do Brasil como Cumarú ou com o nome Fava Tonka!
Agora vamos para a receita?
Ingredientes
- 2 sementes de Cumarú
- 395g de leite condensado
- 300ml de leite
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 copo de água
- 1 colher de sopa de manteiga (sem sal)
Modo de preparo
- Coloque a manteiga, o leite condensado, o leite e um cumarú ralado no liquidificador e bata até misturar bem. Deixe descansar por uns 10 minutos.
- Enquanto o pudim descansa, vamos fazer a calda. Em uma panela jogue o açúcar e o outro cumarú e mexa até derreter e formar uma calda.
- Quando a calda caramelizar, coloque o copo de água e continue a mexer para não queimar. Quando sentir que a calda estiver bem líquida, ela estará pronta.
- Tire o cumarú da calda.
- Unte uma forma de pudim com a própria calda.
- Antes de colocar o pudim na forma, note que estará com bastante espuma em cima. É por causa da manteiga. Tire essa espuma, isso evita que o pudim fique com cheiro de ovo.
- Depois de tirar toda a espuma, coloque o pudim na forma e leve ao forno pré-aquecido à 180º em banho maria.
- Dependendo do forno, o pudim fica pronto em 30 ou 40 minutos. Para checar se está no ponto, é só furar com uma faca. Se sair limpinho, está pronto.
- Tire do forno e deixe esfriar. Depois coloque na geladeira por umas 4 horas e pronto!
Sim sabemos que são muitos passos, mas vale muuuuito a pena! Tente fazer e conte pra gente como foi! 🙂